ISBN13: 9788522112074
Categoria: Educação e Pedagogia
Copyright: 2013
Número de páginas: 192
As novas legislações para a formação do professor para o ensino fundamental e médio traz conceitos e práticas diferenciados às atividades de estágios supervisionados. Antes realizados apenas nos finais dos cursos – já distante das teorias ministradas em sala de aula –, agora, o estágio terá um papel ainda mais importante, sendo realizado concomitante às disciplinas teóricas. Os estágios podem passar a ser integrados a todas as disciplinas pedagógicas, não ficando somente sob a responsabilidade dos professores das práticas de ensino ou metodologias de ensino de conteúdos específicos.
Esta obra tem como objetivo trazer os principais aspectos dessa nova realidade do ensino e das escolas para a formação dos licenciandos, por meio da discussão dos seguintes temas: entendendo a escola: local de trabalho do professor; estágios de observação, estágios de regência, estágios de projetos de pesquisa, estágios em espaços não formais, planos de estágios.
Com as atividades dos estágios propostas neste livro, pretende-se enfatizar aos licenciandos maior interação com a unidade escolar, obtendo dados significativos do cotidiano escolar que possibilitem reflexão crítica do trabalho a ser desenvolvido como professor, experiências pedagógicas inovadoras no ensino do conteúdo específico, vivência e análise do trabalho do professor e da aprendizagem dos alunos nos ambientes não formais, material para planejamento de unidades de estágios dentro do plano de estágio, entre muitas outras reflexões.
Esta obra tem como objetivo trazer os principais aspectos dessa nova realidade do ensino e das escolas para a formação dos licenciandos, por meio da discussão dos seguintes temas: entendendo a escola: local de trabalho do professor; estágios de observação, estágios de regência, estágios de projetos de pesquisa, estágios em espaços não formais, planos de estágios.
Com as atividades dos estágios propostas neste livro, pretende-se enfatizar aos licenciandos maior interação com a unidade escolar, obtendo dados significativos do cotidiano escolar que possibilitem reflexão crítica do trabalho a ser desenvolvido como professor, experiências pedagógicas inovadoras no ensino do conteúdo específico, vivência e análise do trabalho do professor e da aprendizagem dos alunos nos ambientes não formais, material para planejamento de unidades de estágios dentro do plano de estágio, entre muitas outras reflexões.
0 comentários:
Postar um comentário