"No momento em que tratamos sobre indicadores de desempenho e sobre como escolher os melhores indicadores de desempenhopara cada empresa, voltamos a destacar a importância da estratégia adotada pela empresa.
Assim como os indicadores devem ser escolhidos individualmente, olhando com cautela para cada caso, as estratégias também são únicas. Cada empresa deve escolher a sua, com muito cuidado depois de analisar suas habilidades, suas fraquezas, o mercado consumidor e os concorrentes. Só depois de analisar com critério esses elementos poderá decidir como vai competir. Essa será a estratégia competitiva da organização.
No entanto, definir a melhor estratégia competitiva não é uma tarefa tão simples quanto parece. Os conceitos básicos de administração estratégica que as empresas devem adotar a fim de enfrentar o desafio diário de competir com outras companhias no ambiente acelerado e global em que vivemos atualmente são bastante intrincados e complexos. Por isso, recomendo hoje a leitura do livro Estratégia Competitiva, onde são examinados, além de tópicos tradicionais da administração estratégica, outros assuntos importantes a fim de auxiliar no preparo do leitor para uma carreira gerencial bem-sucedida.
O livro divide-se em quatro temas que abordam a fundo a análise setorial, a governança corporativa, liderança estratégica, rivalidade e dinâmica competitiva, empreendedorismo estratégico dentre outros. Veja em detalhes:
Pensamento Estratégico: o que são a administração e a liderança estratégicas?
Análise Estratégica: conhecendo a situação interna e estudando o cenário externo.
Criação de Vantagem Competitiva: como as empresas criam vantagens competitivas?
Monitoramento e Criação de Oportunidades Empresariais: aborda questões como governança, empreendedorismo e flexibilidade.
Os quatro temas do livro constituem a base de uma análise integrada tradicional e contemporânea do processo de gerenciamento estratégico eficaz."
0 comentários:
Postar um comentário