Estudos sobre gênero, sexo, sexualidade, diferentemente de outras áreas mais "estáveis" das ciências sociais, crescem impressionantemente, desde as primeiras décadas do século XX, por uma razão muito simples: a vida real tem sido sempre mais ágil, rápida, transformadora e inovadora do que os intelectuais têm conseguido acompanhar.
Desde o início, o que animou este trabalho foi a ideia de uma coletânea que analisásse o tema a partir de múltiplas perspectivas, por acadêmicos renomados em seus campos de atuação, oriundos de diferentes instituições espalhadas pelo Brasil, e com o compromisso de lançar um olhar novo, ousado, original sobre a questão, buscando ultrapassar os ranços, as mágoas, as discriminações, os estigmas e os preconceitos.
Entendemos que a Sociologia tem dado conta da análise histórica das reações sociais envolvidas nas questões de gênero, no entanto sentimos a ausência de uma análise que supere os impasses, que lance a discussão no ambiente de trabalho diverso e moderno como o que temos hoje. Os autores são Maria Ester de Freitas e Marcelo Dantas .
0 comentários:
Postar um comentário